Por causa de um trabalho escolar, o garoto dinamarquês de 14 anos Daniel Jensen descobriu um avião da Segunda Guerra Mundial enterrado nos campos perto de casa. O menino contou com a ajuda de um detector de metais e de seu pai para a busca em Birkelse, ao norte do país.
Segundo ele, o objetivo era verificar se a história contada pelo avô de que um veículo nazista havia caído nos arredores da residência da família, em 1944, eram verdadeiras. Siggard Jensen, hoje com 94 anos, comentava sempre o fato com a família.
No interior do "cockpit" haviam os restos mortais do piloto.
Daniel Kristiansen fez a descoberta inesperada acompanhado do pai, Klaus, na sua quinta em Birkelse, no norte da Dinamarca.
"Saímos para o campo com um detetor de metais. Esperava que talvez conseguíssemos encontrar alguns pratos antigos ou alguma coisa que o Daniel pudesse mostrar na escola", explicou Klaus à CNN.
Acabaram por encontrar os destroços de um avião. Pediram uma escavadora emprestada a um vizinho e escavaram até sete a oito metros de profundidade.
"Ao início desenterramos muita terra com fragmentos metálicos. Quando, de repente, surgiram ossos e peças de roupa", recorda o jovem de 14 anos.
Daniel lembra-se de uma história que o avô lhe contava, sobre um avião tinha caído lá na quinta durante a II Guerra Mundial. "Terá sido em novembro ou dezembro de 1944", acrescentou, pois o avô dizia que na altura estava a fazer bolachas de natal com a avó e o tio de Daniel. Mas a avó tinha dito que as forças alemãs removeram o aparelho. "Eu pensei apenas que era uma história", confessa Daniel.
A fazenda da família Kristiansen fica nos arredores da cidade dinamarquesa de Birkelse. |
As autoridades acreditam que se trata de um avião de combate Messerschmitt. Uma equipe de especialistas está a avaliar se a quinta da família Kristiansen é segura e se não existem munições ou outros materiais perigosos enterrados.
Os destroços do avião e os restos mortais do piloto foram transferidos para o Museu de História da Jutlândia do Norte, região da Dinamarca onde foi feito o achado. O responsável do museu acredita que em breve será possível confirmar a identidade do homem. "Encontramos os documentos do piloto e pensamos ter um nome", indicou o curador Torben Sarauw.
A polícia isolou o terreno. Como foram encontradas munições, especialistas em desativação de bombas ajudaram a retirá-las do local com segurança.
Suspeita-se que o avião terá saído da base de treino para pilotos alemães em Aalborg, uma cidade nas proximidades. Além das roupas do piloto, foram encontrados o chapéu, três preservativos e a carteira com duas moedas dinamarquesas e algumas senhas da cantina de Aalborg. A embaixada alemã já foi informada do achado.
Daniel espera que os restos mortais possam ser identificados e devolvidos à respectiva família. "Talvez ele possa ter um funeral".
Fontes: Arquivos do Insólito e Galileu
Quando amanhecer, você já será um de nós...
Noite Sinistra no YouTube
Gostaria de convidar os amigos e amigas a darem uma conferida no canal Noite Sinistra no YouTube, onde vocês podem encontrar várias matérias interessantes. Para acessar basta clicar no banner abaixo.
Não deixem de se inscrever!!!
Não deixem de se inscrever!!!
A Segunda Grande Guerra faz jus ao "Grande". Após décadas de seu termino, ainda se encontram "grandes" coisas como este avião com seu piloto. Isto quando não evacuam vilarejos e até cidades por acharem bombas que não explodiram.
ResponderExcluir