Kushtaka, ou Kooshdakhaa, são criaturas míticas que mudam de forma encontradas nas histórias dos indígenas Tlingit e Tsimshian, que habitam regiões do sudeste do Alasca. O nome da criatura pode ser traduzida como "homem lontra terra", ou "lontra terra povo".
Segundo o mito essa espécie de lontra que pode assumir diversas formas tenta atrair seres humanos para longe de suas casas, ou do povoado, a fim de transformá-los em outros Kushtakas. Segundo o mito Tlingit um Kushtaka acaba se tornando uma criatura que não poderá mais reencarnar, logo a alma dessa criatura deixaria de ter vida eterna.
Em outros casos o Kushtaka simplesmente atacaria suas vítimas matando-as. Nesse caso as pessoas seriam dilaceradas pela criatura.
Os Kushtakasas podem se transformam em diferentes criaturas para atrair suas vítimas, eles poderia assumir até mesmo a forma humana. Em algumas lendas é dito que o Kooshdakhaa vai imitar os gritos de um bebê ou os gritos de uma mulher para atrair as vítimas para o rio.
Algumas histórias afirmam que esse tipo de criatura pode assumir uma controversa postura bondosa, quando encontram um ser humano em dificuldade. É dito que pescadores que tenham caído nas águas congelantes de rios do Alasca foram salvos por essa estranha criatura mítica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário