A cada dia que passa os cientistas descobrem mais um possível fenômeno, ou evento, que poderiam resultar na destruição do planeta Terra, ou na aniquilação da vida no planeta. Pois bem, um estudo sugere que o fim da vida no nosso planeta pode estar ligada a um evento astronômico não ligado a manchas solares e tampouco a asteroides, o vilão da vez: Raios Gama.
A revista “Physical Review Letters” publicou um estudo perturbador, segundo o qual uma explosão de raios gama teria causado a extinção maciça de espécies na Terra, há milhões de anos. Uma nova explosão, da mesma natureza, poderia acontecer novamente na Via Láctea, e as consequências seriam catastróficas para o planeta.
O estudo sugere que explosões desse tipo teriam sacudido a Terra durante os últimos bilhões de anos, provocando destruições no período Ordoviciano. As explosões de raios gama geram uma radiação eletromagnética capaz de emitir tanta energia quanto o Sol. Os especialistas acreditam que elas seriam causadas pela colisão de estrelas mortas ou hipernovas.
Se algo do tipo ocorresse na Via Láctea, provocaria estragos de proporções gigantescas para a Terra, mesmo se o foco da explosão estiver a milhares de anos-luz de distância. E ainda que os raios gama não cheguem a penetrar a atmosfera terrestre, eles seriam capazes de gerar uma série de reações químicas que destruiriam a camada de ozônio. Sem esta camada protetora, os raios ultravioletas do Sol aniquilariam a vida na Terra.
Fonte: History Channel
Não deixe de dar uma conferida nas redes sociais do blog Noite Sinistra...
CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA
Links Relacionados:
Tempestade solar poderia ter causado catástrofe na Terra em 2012.
Tempestade solar poderia ter causado catástrofe na Terra em 2012.
Vai entender: retirando eu e alguns depressivos suicidas, ninguém quer morrer; mas todo mundo fica procurando o fim do mundo ou da raça humana.
ResponderExcluirCara, venho comentar aqui para parabenizar você pelo ótimo blog!
ResponderExcluirEu vinha desistindo de muitos blogs do gênero, pois eles estavam se tornando monótonos ou investiam em outros métodos de postagem que não são tão práticos.
Gostaria de ter conhecido o blog antes! Mas estou adorando e visitando cada parte dele atualmente.
cada dia é uma nova forma de o apocalipse acontecer. tamo tudo fudido
ResponderExcluir