Milhares de artefatos do final do século 19 e início do 20 foram encontrados em Ipanema e no Leblon, zona sul do Rio de Janeiro, durante escavações do metro da Linha 4 que ligará a Barra da Tijuca, zona oeste, à Tijuca, zona norte. Esta é a segunda vez que milhares de peças são encontradas pela equipe de arqueologia contratada pelo Consórcio Linha 4 Sul. A primeira foi no ano passado ao lado da antiga estação da Leopoldina, centro da capital fluminense.
As cerca de 1.800 peças incluem porcelanas, pratos, tigelas, talheres, moedas, vidro e trilhos do bonde que funcionou nos bairros a partir de 1902. O coordenador da equipe que investiga a existência de artigos históricos no local, Cláudio Prado de Mello, explicou que os artefatos ajudarão a revelar detalhes desse período de ocupação da região, quando os bairros tinham cerca de 100 chácaras, de acordo com documentos históricos.
O trabalho arqueológico começou em janeiro de 2013 e tem a fiscalização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH). “O trabalho arqueológico continua até a inauguração do metrô, em 2016. Hoje mesmo estávamos dando uma entrevista quando encontraram um outro sistema do bonde”, disse.
Alguns utensílios estão intactos como peças de louça, porcelana e frascos de vidro. Até penicos foram encontrados, alguns com matéria orgânica no interior. Eles serão encaminhados para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), para que passem por análise de paleoparasitologia.
“Vamos tentar descobrir as doenças que esse povo de 100, 200 anos atrás tinha”, disse o arqueólogo. “Será mais uma contribuição da ciência arqueológica para a médica. Isso pode engradecer e muito o conhecimento da parasitologia”, completou.
Outra curiosidade é uma ampola de vidro com líquido translúcido ainda não identificado. Todo o material recolhido está acondicionado e será estudado e exposto em trabalhos de educação patrimonial para a comunidade, como orienta o licenciamento ambiental, instituído pela Lei 6.938/81 e pela Resolução do Conama n° 237 de 19 de dezembro de 1997. Além disso, as peças serão organizadas e fotografadas para a produção de um catálogo.
O arqueólogo explicou que o aprofundamento da origem dos artefatos pode ajudar a estabelecer explicações para contatos entre sociedades diferentes, relações de comércio antes desconhecidas, Prado de Mello ainda tem esperanças de encontrar vestígios pré-coloniais na área. “Um sepultamento indígena, um acampamento indígena, do século 8, pois viviam ali as tribos Jaboracyá e Kariané”, explicou o arqueólogo.
Fonte: Terra
Não deixe de dar uma conferida nas redes sociais do blog Noite Sinistra...
CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA
Links Relacionados:
Menino chinês encontra espada de 3 mil anos.
Surpreendente descoberta feita em um lado Russo.
Heinrich Himmler: O arquiteto do Holocausto.
Touradas, treino de artilharia e forca nas ruas de SP no século 19.
Círculo de Goseck: O Stonehenge alemão.
Surpreendente descoberta feita em um lado Russo.
Heinrich Himmler: O arquiteto do Holocausto.
Touradas, treino de artilharia e forca nas ruas de SP no século 19.
Círculo de Goseck: O Stonehenge alemão.
Tá,é o que é que têm de sinistro nisso?
ResponderExcluirSe vc olhar os marcadores do blog verá que existem marcadores que falam de curiosidades, astronomia, história e ARQUEOLOGIA. Então se vc não percebeu essa é uma postagem sobre arqueologia...O Noite Sinistra não se limita a falar apenas de assunto de terror...
ExcluirSinistro é em pleno século XXI ter uma pessoa que escreve bobeira antes de ver do que se trata o blog.
ExcluirMais sinistro ainda é em pleno século XXI ter uma pessoa incapaz de fazer um blog e fica na inveja querendo difamar quem pode.
Elson Antonio Gomes
Legal ler esta postagem!
ResponderExcluirNão sabia que estava acontecendo isto no metrô carioca.
Uma vez comentei que a arqueologia brasileira ainda estava engatinhando. Parece que ela começou a dar seu primeiros passos.
Fico feliz com isso, pois acredito que o Brasil tenha um passado muito rico para contar para o mundo!
Elson Antonio Gomes
e esse perfil hein Elson..."Todas com Força"...rsrsrsr
ExcluirEra meu antigo blog.
ExcluirFiquei com ele por dois anos e dia 31 de dezembro agora fará quatro anos que encerrei.
Mas já editei para ficar meu nome.