Olá amigos e amigas. A postagem abaixo é uma dica do grande amigo, parceiro e colaborador o Leon Leonidas, do ótimo blog Predomínio do Terror. O amigo Leon sugeriu que o blog Noite Sinistra fizesse uma postagem falando de uma impressionante lenda indígena norte americana, o Wendigo. Venham comigo conhecer um pouco mais sobre essa criatura da mitologia indígena.
O Wendigo, ou Windigo, Windago, Windiga, Witiko, Wihtikow e outras variações, é uma criatura sobrenatural da mitologia indígena da América do norte. Há várias versões do que é um Wendigo (muda de uma tribo para outra), algumas lendas dizem que é um humano que passou muita fome durante um inverno muito frio, sendo obrigado a comer um de seus parceiros. Após perpetuar atos canibais por muito tempo, acaba se tornando este monstro e ganha muitos atributos de caça, pode imitar a voz humana, escalar árvores com facilidade, aguentar muito peso e também possui uma grande inteligência. O Wendigo também ganha a capacidade de hibernar por um longo período de tempo, e quando passa por um inverno longo ele estoca suas vítimas em um caverna, assim as devorando lentamente. É uma criatura que tem um corpo que lhe permite sobreviver a qualquer tipo de ferimento inconstante.
Outras lendas dizem que o Wendigo é um guerreiro que durante a guerra entre tribos rivais, venderam suas almas em troca de poder, assim se tornaram homem-lobo. A partir disso eles tem que se alimentar de carne humana, e assim consumirem a alma destes humanos, como se fosse para substituir a alma que eles perderam.
Há também uma versão que diz que o Wendigo é um espírito que possui as pessoas que se tronaram canibais.
A crença de que um ser humano, que pratica canibalismo, adquire poderes sobrenaturais não é uma crença apenas dos índios norte americanos. Tribos da indonésia e de ilhas do pacifico também acreditam nessa crença, por isso os guerreiros vitoriosos devoravam partes, principalmente o coração, dos guerreiros da tribo perdedora, assim eles acreditavam que se tornavam mais poderosos nas próximas batalhas.
A doença do Wendigo
Como se não bastassem todos os atributos de força e astúcia que pudemos ver mais acima, o Wendigo ainda é capaz de espalhar uma espécie de doença conhecida como Febre Wendigo (Wendigo Fever). Ele libera um odor para a vítima, que só ela pode sentir, depois, a pessoa que inalou aquele cheiro, começa a ter terríveis pesadelos à noite e, ao acordar, começa a sentir uma dor lancinante nas pernas e nos braços, que se torna tão intensa e desesperadora que a pessoa em um surto de histeria acaba saindo dos aposentos gritando de modo alucinado, e retirando suas roupas ao longo do caminho. As pessoas infectadas com a febre que adentram a floresta, jamais voltam (As raras exceções revelaram pessoas que acabaram loucas por causa do acontecimento, e de um provável encontro com um Wendigo).
Descrição do Wendigo
A descrição de como se parece um Wendigo, é uma descrição de um membro da tribo Ojibwa.
O Wendigo era magro ao ponto de parecer doente, sua pele seca esticava-se sobre seus ossos. Com seus ossos sendo empurrados para fora da pele, sua tez cinza como a morte, e seus olhos afundados nas órbitas, o Wendigo parecia um esqueleto muito magro, recentemente desenterrado da cova. O que pareciam ser seus lábios estavam rachados e sangrentos [...] Impuro e sofrendo das feridas de sua carne, o Wendigo exalava um cheiro estranho de deterioração e decomposição, de morte e corrupção.
O Wendigo na Criptozoologia
Embora poucos, já ocorreram avistamentos de Wendigos em alguns lugares. Algumas pessoas acreditam que ele é confundido com o Pé-Grande ou como Yéti (Abominável Homem das Neves), e que não seria uma criatura nova.
O local mais frequente para esses encontros seria Ontário, no Canadá, também conhecida como "A Capital do Wendigo", sendo visitada anualmente por entusiastas e pesquisadores.
Lá existem áreas que serviram de palco para avistamentos e alguns incidentes, tanto que há três lugares que ganharam o nome da criatura! São eles a Caverna do Wendigo, o Rio Wendigo e o Lago Wendigo, três pontos mais famosos por serem considerados a casa dele. Alguns dizem que ele consegue viver em praticamente todo o território do Canadá.
Como matar um Wendigo
Para se proteger de um Wendigo, existem amuletos que dizem afastar a criatura de quem os usar. Tampões ou fones de ouvido ajudam a proteger a vítima dos sons que ele produz para atraí-la.
Mas o que realmente mataria um Wendigo - segundo as lendas - seriam balas ou armas feitas de prata, como facas. Elas causam uma dor tremenda no bicho, podendo levá-lo à morte. Uma faca direta no coração da criatura a mataria instantaneamente. Os pedaços do coração dele devem ser colocados em uma caixa de prata e enterrados em um solo sagrado.
O corpo do Wendigo deve ser desmembrado com um machado de prata e descartado em áreas remotas (No fundo do mar ou em falhas geológicas, por exemplo) e separadamente. Se nada disso for feito, o Wendigo ressuscitará, e obviamente caçará aquele que o matou.
Fontes: Wikipédia e Predomínio do Terror
Quando amanhecer, você já será um de nós...
Links Relacionados:
Night Crawlers: As misteriosas entidades da Califórnia.
Carcaça de animal morto desperta curiosidade na Venezuela.
Família argentina exibe esqueleto de suposto chupa-cabra.
Suposto monstro aquático filmado na Irlanda.
Vídeo japonês flagra fantasma em ponto de Táxi
Vídeo de suposta criatura avistada no mar da Groelândia.
Estranha criatura marinha.
Estranha criatura encontrada no mar do Golfo Pérsico.
Suposto monstro aquático filmado na Irlanda.
Criatura misteriosa será exposta em museu Americano.
Night Crawlers: As misteriosas entidades da Califórnia.
Carcaça de animal morto desperta curiosidade na Venezuela.
Família argentina exibe esqueleto de suposto chupa-cabra.
Suposto monstro aquático filmado na Irlanda.
Vídeo japonês flagra fantasma em ponto de Táxi
Vídeo de suposta criatura avistada no mar da Groelândia.
Estranha criatura marinha.
Estranha criatura encontrada no mar do Golfo Pérsico.
Suposto monstro aquático filmado na Irlanda.
Criatura misteriosa será exposta em museu Americano.
A parte que eu desconhecia era a de matar o bicho com bala de prata... De acordo com o que conheço, o jeito de matar o Wendigo é usando fogo, pois ele possui um coração frio...
ResponderExcluirObrigado por atender ao pedido, Nando. Abraço
Pois é manolo...em Supernatural eles falam do Wendigo, se não me engano é o segundo episódio da primeira temporada, e nesse episódio eles matam a criatura ateando fogo nela...
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSeria interessante se alguem registrasse um avistamento de um wendigo...
ResponderExcluirBelo post!
Pior é que daí teria um monte de gente gritando que o registro seria um fake...rsrsrs
ExcluirFato!
Excluirou não sobreviveria para contar a história.
ExcluirO wendigo morre pelo fogo por que sua pele apesar de ser firme não resiste ao fogo e também seus caninos crescem e suas mãos se tornam garras e eles não iram te ver se você ficar parado sem se mecher. É isso que eu sei,
ResponderExcluirHahaha tirasse isso do jogo until dawn. Tenho esse jogo.
ResponderExcluirEu fiz um vídeo sobre o tema, se me der licenças gostaria de postar aqui :) https://www.youtube.com/watch?v=KsZftdBdbsM
ResponderExcluirParem de ser ingênuos,vcs não sabem de nada, a única forma conhecida e a mais eficaz de se matar um wendigo, é decapitando ele é logo em seguida arrancar seu coração e depois queimar apenas o coração, pois se tentarem queimar o corpo dele vcs falharam pois o wendigo possui grande capacidade regenerativa e as queimaduras mesmo se forem graves serão curadas depois de fazer tudo o que eu disse basta enterrar o corpo pois com o tempo o corpo do wendigo vai se tornar uma árvore sagrada conhecida como carvalho.
ResponderExcluir